Vilecom

A segurança eletrônica é responsável por diminuir consideravelmente o número de delitos, seja contra o patrimônio público ou privado. São sistemas que utilizam a tecnologia para manter a ordem.

Conceito de segurança eletrônica

De modo geral, significa utilizar equipamentos a fim de manter a segurança de indivíduos e materiais por meio de eletrônicos. Para atingir os seus objetivos, são utilizados os procedimentos mais qualificados do mercado.

Para que o serviço obtenha o resultado desejado deve haver um planejamento adequado. Geralmente, essa etapa é realizada por uma equipe de especialistas, mesclando profissionais da segurança privada e técnicos em sistemas eletrônicos de segurança.

Objetivos da segurança eletrônica

A segurança eletrônica possui três objetivos bem definidos:

  • Inibir a ação dos criminosos: Em geral, quando percebem o sistema de segurança, os possíveis infratores avaliam a situação e desistem. Os bandidos optam por locais onde possam trafegar sem serem vistos. Sendo assim, os eletrônicos reduzem as chances de ocorrer o delito.
  • Detectar: Nesse sentido, o sistema capta a movimentação de pessoas não autorizadas em locais protegidos. Assim, torna-se uma boa opção para a segurança de instalações. A vigilância eletrônica alerta sobre essas ações protegendo o patrimônio, sem utilizar seguranças humanos.
  • Comunicar: Os sistemas eletrônicos avisam, de forma remota, sobre movimentações estranhas. Com a internet, é possível verificar as imagens, utilizar o sistema de rádio ou então fazer a checagem por celular.

Tecnologias utilizadas

Assim como os objetivos, as tecnologias utilizadas pela segurança eletrônica também estão em três grupos:

  • Controle de acesso físico: O primeiro deles é o controle de acesso físico, instalado para identificar a entrada e saída de indivíduos no local programado. Dessa maneira, pode-se bloquear ou permitir a passagem destes.
  • Circuito Fechado de Televisão: Com o CFTV, as imagens são captadas, podendo ser assistidas ao vivo ou gravadas. Esse sistema possibilita cuidar de diversos ambientes ao mesmo tempo.
  • Central de monitoramento: Por fim, existe a famosa central de monitoramento, local destinado a receber as imagens e dados captados. Nesse local, as informações são analisadas e decisões tomadas.

Sistema de alarmes

Os alarmes estão entre os sistemas de segurança mais populares do mercado. São compostos por uma série de elementos, como o painel de alarme, bateria, sirene, sensores e botão de pânico.

  • O painel de alarme é o elemento principal, ele recebe os sinais dos sensores e encaminha para a central, pode ser programado por setores, aumentando a eficiência.
  • A bateria mantém o painel ativo em momentos sem energia elétrica, quando estiver com pouca carga, ela envia mensagem informando.
  • Os sensores servem para identificar presenças indesejáveis, sendo monitorados pela central ou pelo proprietário, caso sejam acionados, a sirene emitirá sons, dificultando as ações delituosas.
  • Já o botão de pânico, como o nome sugere, é para situações perigosas, em que a central é acionada.

Locais onde utilizar a segurança eletrônica

Não existem locais que não possam utilizar segurança eletrônica, mas em alguns ambientes é mais indicado. Normalmente, são encontrados em empresas do setor público ou privado; em escolas, prefeituras e hospitais; delegacias ou quartéis; farmácias, supermercados e shoppings.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?